domingo, 27 de março de 2011

O trabalho em Timbaúba dos Batistas - primeira semana

Gincana esportiva
As ações de divulgação estabelecidas por ocasião da viagem precursora foram essenciais ao sucesso da operação. O município utilizou seu site de internet para a divulgação do cronograma das atividades, o site do Projeto Rondon e os blogs das Universidades. Os alunos fizeram contato, através das redes sociais, com membros da comunidade e estabeleceram vínculos antes da nossa chegada à cidade.

O município estava bastante mobilizado para o Projeto, valorizando-o e dando condições excelentes de alojamento, alimentação, transporte e trabalhos aos rondonistas. O material de apoio solicitado pelas equipes foi colocado à disposição.

Já no primeiro dia as crianças da cidade compareceram às atividades propostas pela Gincana Esportiva, realizada na Quadra Maria Dalva, e divertiram-se muito com as brincadeiras e jogos.

No Centro Cultural, os rondonistas participaram de reunião com lideranças locais para a elaboração do planejamento do Mutirão da Sucata, que foi realizado na quarta-feira. Ainda na tarde de segunda-feira, na Escola Basílio, realizou-se a capacitação pedagógica para monitores e técnicos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, com a presença dos Monitores e Técnicos do PETI e Professores da Rede escolar.

Os funcionários da Secretaria de Cultura e Secretaria de Saúde, líderes comunitários e funcionários da Secretária de Obras, reunidos com os rondonistas, iniciaram a estruturação e capacitação para atividades culturais e preparação da Feira de Saúde, que será realizada no dia 29 de Janeiro.
Mutirão da sucata

À tarde, houve uma oficina movimentadíssima: “Prevenindo a violência domestica”. Com a participação da comunidade em geral, técnicos, professores, funcionários da Assistência Social e outros, foram discutidas questões relacionadas à violência contra a criança, o idoso e a mulher.

O pessoal da saúde e da assistência social participou do curso “O cuidado das famílias: o trabalho sistematizado de assistência”, que ocorreu em três dias, com a participação das duas Universidades.

À noite, na Casa de Cultura, o foco foi a preservação do patrimônio cultural de Timbaúba dos Batistas.

As ruas de Timbaúba amanheceram agitadas pela criançada, que participou do Mutirão da Sucata. Com palhaço, música e muita animação, o mutirão recolheu das ruas materiais descartáveis, que foram utilizados a tarde na produção de brinquedos, pelas crianças.

Na quinta- feira, na Escola Basílio, professores do ensino fundamental participaram da palestra sobre atividades recreativas para crianças. À tarde, enquanto as merendeiras assistiam à Oficina sobre a produção de alimentos, que abordou as questões voltadas à nutrição e higiene, os professores participaram da oficina  sobre  recursos para a formação continuada de educadores e técnicos da Educação. À noite o Cine Rondon apresentou o filme Avatar, que lotou o auditório para 120 pessoas.

No dia 28, pela manha foi realizada a oficina de capacitação e instalação de Conselhos, que foi muito procurada e que permitiu discussão sobre a participação popular na administração pública. Já de olho no encerramento da Operação e na apresentação da Miscelânea Cultural, foi realizada reunião com lideranças locais e membros da comunidade para preparar o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário