domingo, 12 de dezembro de 2010

Viagem Precursora

Entre os dias 07  e 11 de novembro, um coordenador de cada Universidade selecionada para a Operação Seridó visitou a cidade em que trabalhará com o Projeto Rondon. Os professores Denis Dockhorn, da PUCRS, e Paulo Pereira, da USS, estiveram em Timbaúba dos Batistas para coletar dados e adaptar o cronograma das atividades a serem realizadas na cidade.

Paulo e Denis

Os dois professores vieram com muitas histórias para contar para cada metade da equipe. Confira os depoimentos dos professores:

Denis

Quando a PUCRS foi escolhida pelo Ministério da Defesa para trabalhar em Timbaúba dos Batistas, a alegria foi muito grande. Havíamos feito um plano de trabalho bastante minucioso. Os contatos que mantínhamos com a Secretária de Educação, Professora Fátima, despertavam em nós o desejo de conseguirmos a classificação e a possibilidade de realizarmos um bom trabalho naquele município do Seridó. Mais ainda, a outra Universidade classificada tinha sido a Severino Sombra, de Vassouras, Estado do Rio, onde o Professor Paulo César Pereira desenvolve um magnífico trabalho. Na viagem que realizamos como precursora de nossa equipe a Timbaúba, fomos muito bem recebidos. Realizamos reuniões que inicialmente contaram com a presença do Prefeito Municipal e de todo o secretariado, nas quais reelaboramos e adaptamos o plano de trabalho, projetando, para os dias de atuação da equipe, atividades que, acreditamos, vão sacudir Timbaúba. Seremos várias pessoas: Paulo, Beatriz, Gilson, Gisele, Gustavo, Jonathan, Marcela, Pamela, Pedro, Cássio, Alessandra, Camila, Flávia, Ivan, Liane, Juliana, Sabrina, Tamiris, Denis e Xavier. O cronograma de trabalho está sendo estudado pela equipe do Projeto Rondon e será postado mais adiante, para que toda a população do município tenha contato com ele e possa se inscrever nas oficinas, mini-cursos e eventos. Destacam-se, neste contexto, o Mutirão da Sucata, o Cine Rondon (cujas sessões serão realizadas na Casa de Cultura) e a atividade de encerramento do Projeto no município, a Miscelânea Cultural, que ocorrerá na praça do Jegódromo, com a apresentação dos talentos locais. Estamos ansiosos para que chegue logo a data de estarmos em Timbaúba dos Batistas e trabalhando arduamente para que tudo dê certo. Se Deus quiser, será um encontro inesquecível para nós, que vamos aprender com o povo nordestino, e para a população de Timbaúba, que certamente possui valores inestimáveis a nos ensinar. Abraço, Timbaúba! Até janeiro!


Paulo

Já conheci algumas cidades do Nordeste, e as pessoas são sempre muito acolhedoras. Mas fiquei impressionado desta vez. A boa vontade de todos os que nos receberam, o interesse em fazer todos os ajustes necessários para receber os alunos em janeiro, me deixaram impressionados e com uma espectativa de uma operação de muita participação população e com muito sucesso. Fiquei impressionado com as autoridades que participaram ativamente das reuniões, inclusive o Prefeito Ivanildo , que ativamente opinou sobre as atividades a serem realizadas pelos rondonistas. Isto é muito raro!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário